Segue o regulamento da categoria GT Nitro 1/8 que fará sua estréia em 2016 no campeonato niteroiense de Automodelismo Rádiocontrolado.
Regulamento GT
1 – CHASSI
Permitido qualquer chassi
1/8, podendo ser baseado em buggy/truggy , desde que possua eixo cardã
(qualquer marca ou conversão de off Road será permitida) e bitola máxima de
310mm e entre eixos de 390mm.
2 – BOLHAS
Qualquer bolha disponível no
mercado, desde que possua formas baseadas em um carro turismo e/ou GT, duas ou
quatro portas, representando um carro 1/1 , não serão permitidas bolhas tipo
protótipo. A bolha deverá ser fabricada com material flexível.
Furos:
Apenas um furo
de refrigeração pode ser feito no parabrisas (não excedendo as janelas), com
uma dimensão máxima em qualquer direção de 60 mm.
Uma abertura com
um diâmetro máximo de 35 milímetros é permitido imediatamente acima da cabeça
de arrefecimento para o acesso fácil da vela e não pode ser combinado com
qualquer outro orifício.
Um furo
adicional para reabastecimento que pode ter um diâmetro máximo de 50 mm. A
distância deste buraco extra em relação ao do parabrisas, não deve ser inferior
a 5 mm. A abertura de ventilação combinada frente única e reabastecimento, o
mesmo não pode ser superior a 70 milímetros, o diâmetro será o parabrisa e o
outro no teto
Também pode ser
feita de pequenos orifícios para: escape, para regulagem do carburador, antena
de rádio. Outros furos não são permitidas.
Ambos os vidros
laterais dianteiros e do vidro traseiro pode ser cortado completamente para
ventilação, exceto as janelas laterais traseiras que devem permanecer intactos.
Asa:
Apenas uma asa
traseira é permitido. A asa é moldada numa só peça (sem os suportes e as tampas
laterais) e pode ser substituídos por um não originais.
A asa não deve
estender-se a toda a largura do corpo. A asa tem de ser montada no mesmo lugar
fornecida pelo fabricante do corpo.
3 – PNEUS
Apenas pneus de borracha nacionais,
marca Alpha RC, serão permitidos. Os pneus deverão estar respeitando o limite
de largura da bolha, não será permitida a utilização de qualquer material para
aumentar a largura da bolha de modo a acomodar pneus que estejam desrespeitando
o limite de largura da bolha. Pneus de espuma não serão permitidos.
SÓ SERÁ PERMITIDA A
UTILIZAÇÃO DE 02 (DOIS) JOGOS DE PNEU DURANTE TODA A PROVA. Os pneus escolhidos
pelo competidor serão lacrados no início da prova e conferidos a cada hit que
participarem durante a prova.
4 – CAPACIDADE DO TANQUE
Todos os carros poderão ter
apenas um tanque de combustível, com capacidade máxima de até 150 ml.
5 – EMBREAGEM
Não será permitida a
utilização de embreagens tipo centax, apenas embreagem de duas, três, quatro
sapatas utilizadas em buggys serão aceitas.
6 – MOTORES
Serão permitidos motores .21,
capacidade
total de não mais de 3.5cc, com no
máximo cinco (5) portas/janelas, vistos com o pistão na sua posição mais baixa. O tamanho máximo
carburador 9 milímetros.
09/07/2015 - Limite dos motores alterados para compatibilidade com outros regulamentos.
7 – PIPA
Qualquer pipa especificada
para motores. 21 será permitida, desde que homologadas pela IFMAR/EFRA ou
originais de modelos RTR.
8 – FILTRO
Será obrigatório o uso de
filtro INS BOX.
9 – PESO
Todos os modelos deverão ter
no mínimo 3.500 gramas com toda eletrônica embarcada, bolha, pneus, SEM
COMBUSTÍVEL NO TANQUE.
10 – TRANSMISSÃO
Permitido apenas chassis com
tração 4x4 e transmissão por eixo cardã.
11 – TELEMETRIA
Não é permitido o uso de
qualquer dispositivo eletrônico, exceto os seguintes: Dois canais do receptor
que serão usados para operar direção, acelerador e freio. Quaisquer sistemas de
gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
O uso de dispositivos de
controle de tração, suspensão ativa e quaisquer controles de direção auxiliados
por giroscópio/sensor de força G é estritamente proibido. São permitidos
somente sensores para coleta de dados e não para ajuste do desempenho do carro
em movimento.
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